segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Exercício físico e alimentação saudável ajudam a evitar o agravamento da insuficiência cardíaca



O treinamento físico aeróbico regulou o funcionamento das células cardíacas, restaurou o metabolismo da mitocôndria (acima) e melhorou em 70% o bombeamento de sangue.
Por Karina Toledo

          "Agência FAPESP – Um estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP) e divulgado na revista PloS One mostrou que a prática de exercícios físicos aeróbicos é capaz de interromper o processo degenerativo observado na insuficiência cardíaca, doença caracterizada pela incapacidade do coração de bombear sangue adequadamente. 
          No experimento mais recente, também feito com ratos e com apoio da FAPESP, o treinamento aeróbico se mostrou tão eficaz quanto o tratamento farmacológico na reativação do “sistema de limpeza” celular. 
          'Usamos o mesmo modelo animal, que consiste em amarrar uma das artérias coronárias do rato para induzir um infarto no miocárdio. A falta de irrigação sanguínea causa a morte imediata de aproximadamente 30% das células cardíacas. Após um mês, o animal já apresenta sinais de insuficiência', contou Julio Cesar Batista Ferreira. 
          Para avaliar o impacto do exercício físico aeróbico em um coração nessas condições, foi feito um experimento com 27 ratos divididos em três grupos. No primeiro, composto por dez animais, os pesquisadores induziram o infarto e os animais permaneceram sedentários. No segundo, o infarto foi induzido em oito roedores, posteriormente submetidos a um programa de corrida na esteira de uma hora diária, cinco vezes por semana, durante dois meses. O terceiro grupo, considerado o controle, não teve o infarto induzido nem praticou atividade física. 
          Uma série de medidas foi feita na quarta semana após o infarto para confirmar o quadro de insuficiência cardíaca. Os testes foram repetidos após as oito semanas de treinamento físico. 
          No grupo dos ratos corredores, a função cardíaca – que é a capacidade do coração em bombear sangue para as artérias – melhorou em torno de 70% quando comparado aos animais infartados e sedentários. A tolerância ao esforço, que corresponde à distância que os animais conseguem correr na esteira, aumentou de 280 metros para 760 metros. Já o consumo máximo de oxigênio, antes reduzido em 20%, atingiu valores equivalentes aos do grupo controle, ou seja, normalizou. 
          De acordo com o pesquisador, um complexo intracelular conhecido como proteassoma é o principal responsável pela degradação das proteínas danificadas. No estudo anterior, o grupo constatou que no coração de portadores de insuficiência cardíaca sua atividade diminui mais de 50%. 
          'O exercício físico normalizou a atividade do proteassoma no coração dos ratos e, com isso, restaurou o controle de qualidade', contou Ferreira."  

          
    Para finalizar, a parceria da prática desportiva com uma alimentação saudável é tudo que podemos investir para vencer os desafios da vida moderna.

    Procure sempre um Nutricionista e melhore sua alimentação!!!  
     Mais saúde e qualidade de vida para voce!!! 
      Agende luma consulta conosco...voce verá os resultados!! Vai valer a pena!!